Wednesday, December 30, 2020

Animais tornam solo mais fértil de acordo com estudo .

 Grandes mamíferos tornam solo da floresta mais fértil

Grandes mamíferos tornam solo da floresta mais fértil


André Julião  |  Agência  Os queixadas (são porcos-do-mato que vivem em bandos de 50 a 100 indivíduos e comem um pouco de tudo, mas na Mata Atlântica têm preferência pelos frutos da palmeira juçara . A grande produtividade da juçara, porém, provavelmente só é possível porque os animais fazem uma eficiente “adubação” do solo. As enormes quantidades de fezes e urina que catetos, antas, queixadas e outros animais que se alimentam de frutos deixam no chão liberam formas de nitrogênio, importante elemento para o crescimento das plantas.

Um estudo apoiado pela FAPESP, , mostrou que em áreas livres desses grandes mamíferos a quantidade de amônia, uma forma de nitrogênio no solo, era até 95% menor. Os resultados mostram, pela primeira vez, a importância dos grandes mamíferos também para o ciclo de nitrogênio nas florestas tropicais e é mais um alerta sobre os riscos da perda desses animais.

“Qualquer produtor rural sabe que é preciso nitrogênio no solo para uma boa produtividade. Estudos em outros ambientes já mostraram que a presença de ruminantes estimula o crescimento de gramíneas, por conta do aporte de nitrogênio dos excrementos e pela otimização da atividade dos microrganismos envolvidos na ciclagem desse nitrogênio no solo. Mostramos agora que o mesmo efeito ocorre em florestas tropicais com grandes mamíferos frugívoros”, disse  Nacho Villarprimeiro autor do artigo e a bolsista de pós-doutorado da FAPESP no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp), em Rio Claro.

O estudo mostra ainda que esses animais redistribuem o nitrogênio, fertilizando áreas que sem eles seriam muito pobres desse elemento e, portanto, com baixa produtividade vegetal. Os pesquisadores estimaram que, com os grandes mamíferos, esses locais recebem quatro vezes mais amônia e 50 vezes mais nitrato, em comparação a áreas sem essa fauna.

O estudo integra o projeto Consequências ecológicas da defaunação na Mata Atlântica, coordenado por professor do IB-Unesp, no âmbito do programa BIOTA-FAPESP. Atualmente, Villar realiza estágio de  pós-doutorado no Centro de Ecologia dos Países Baixos (NIOO).

Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram parte do maior experimento de exclusão de grandes mamíferos da América do Sul. Trata-se de 86 parcelas de floresta de 15 metros quadrados no Parque Estadual da Serra do Mar. Metade delas é cercada desde 2010, impedindo a entrada de grandes mamíferos. Nas outras áreas demarcadas, todos os animais transitam livremente. Uma amostragem das áreas conta com armadilhas fotográficas, que comprovam a presença ou ausência de queixadas, catetos , entre outros.

Microrganismos, amônia e nitrato

No estudo atual, foram analisadas amostras de solo de oito parcelas cercadas e oito abertas, colhidas na estação chuvosa e na seca, em áreas com diferentes graus de abundância de palmeiras juçara. Nas áreas em que os grandes mamíferos não entram, as concentrações de amônia foram até 95% menores do que nas parcelas onde eles circulam livremente.

Além disso, constatou-se que na presença dos animais a amônia é convertida em nitrato mais rapidamente, por conta dos microrganismos presentes no solo que ajudam nessa conversão. Apesar de as plantas também absorverem amônia, o nitrato pode ser usado imediatamente no seu metabolismo. Por isso, é geralmente considerado mais valioso do ponto de vista da fisiologia vegetal.

“Os queixadas compõem entre 80% e 90% de toda a biomassa de mamíferos da Mata Atlântica, circulam por territórios extensos em grandes grupos, fertilizando a floresta. As antas, por terem uma densidade mais baixa, têm uma participação menor no ciclo de nitrogênio, mas a quantidade de excrementos de cada indivíduo e a área que percorrem é considerável, inclusive dispersando sementes”, afirma Villar. Outro estudo do grupo já havia mostrado o papel de antas e queixadas na diversidade e abundância de espécies vegetais 

Essa grande biomassa de animais frugívoros é atraída pela enorme produção de frutos da juçara, que por sua vez tem o solo fertilizado pelos excrementos e provavelmente frutificam mais, gerando um ciclo positivo para os animais, para as plantas e para os microrganismos do solo, que são estimulados pela presença de excrementos. Por isso, os pesquisadores propõem no trabalho o termo “sítios de frutificação”  consistente com o conceito de “sítios de pastagem” usado para descrever processo semelhante em ambientes como as savanas africanas, onde os animais são ruminantes e a vegetação composta de gramíneas.

Nos próximos passos da pesquisa, o grupo pretende investigar se o aporte maior de nitrogênio possibilitado pela interação de grandes mamíferos e plantas faz com que estas absorvam mais carbono da atmosfera e o solo libere menos gases do efeito estufa. Com isso, a interação entre plantas e animais teria ainda um papel importante na regulação das mudanças climáticas globais.

Tuesday, December 22, 2020

Museu faz homenagens a negros vitimas de violência.


Museu Afro faz exposição em homenagem a negros vítimas da violência

O Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, abriu hoje (19) a exposição Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional, que homenageia pessoas negras assassinadas, vítimas da violência. A mostra terá murais dos artistas Diego Mouro, Énivo, Kika, Melim, Speto, e Zeh Palito.

Entre os homenageados estão João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças em uma unidade da rede Carrefour, em Porto Alegre e os nove jovens mortos no dia 2 de dezembro de 2019 na comunidade de Paraisópolis, zona Sul de São Paulo, em uma ação da Polícia Militar: Bruno Gabriel dos Santos, Dennys Guilherme dos Santos Franco, Denys Henrique Quirino da Silva, Eduardo da Silva, Gabriel Rogerio de Moraes, Gustavo Cruz Xavier, Luara Victoria Oliveira, Marcos Paulo Oliveira dos Santos, Mateus dos Santos Costa.

A mostra também lembrará do artista plástico, rapper e skatista, Wellington Copido Benfati, conhecido como Negovila Madalena, morto por um policial militar quando tentava apartar uma briga na porta de uma distribuidora de bebidas.

A exposição ocorre na área externa do Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10.

Noticias:https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-12/museu-afro-faz-exposicao-em-homenagem-negros-vitimas-da-violencia


Thursday, December 17, 2020

Brasileiros são destaques na participação do brasil no festival do cinema realizado na russia

 


Lázaro ramos e Daniel filho dominam participação brasileira em festival de cinema do BRICS em moscou

Indicada para prêmios com os filmes "Silêncio da Chuva" e "Medida Provisória", a parceria entre os ícones do cinema nacional, Lázaro Ramos e Daniel Filho, dominou a participação do Brasil no Festival de Cinema do BRICS, realizado em Moscou.

Nesta terça-feira (6), os filmes "Silêncio da Chuva", dirigido por Daniel Filho, com elenco encabeçado por Lázaro Ramos, e o filme "Medida Provisória", dirigido por Lázaro Ramos, com produção de Daniel Filho, foram os destaques da participação brasileira no Festival Internacional de Cinema de Moscou.


Diretor Daniel Filho em seu escritório no Rio de janeiro. 

Neste ano, o Festival de Cinema do BRICS, grupo de países que compreende Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é celebrado junto com o Festival Internacional de Cinema de Moscou.

"Silêncio da Chuva" concorre ao prêmio de melhor filme do BRICS, enquanto "Medida Provisória" está no concurso principal do Festival Internacional de Cinema de Moscou.

Apesar de contar com Lázaro Ramos no papel do inspetor Espinosa, protagonista do livro homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza, "Silêncio da Chuva" é um filme essencialmente feminino.

"O livro do Garcia-Roza é centrado nas figuras masculinas, mas durante a adaptação decidimos elevar os papéis femininos", contou o diretor Daniel Filho à Sputnik Brasil.

João Carlos Daniel Filho é diretor, produtor e ator. Dentre seus projetos mais recentes estão os sucessos de bilheteria "Se eu fosse você" partes 1 e 2, "Chico Xavier" e "Confissões de Adolescente – O Filme".

"No livro, o parceiro de trabalho de Espinosa é um homem, mas no filme optamos por colocar uma mulher, e fizemos ela ser uma pessoa engraçada, feminina e arrojada", relatou Filho.

A personagem é Daia, interpretada "excepcionalmente bem" por Thalita Carauta. O filme reproduz o esquema "muito usado no cinema" do "policial bom, policial ruim".

"Mas, em 'Silêncio da Chuva', quem faz o policial ruim é a Thalita [Carauta], que eleva a voz, é mais assertiva, enquanto o Lázaro [Ramos] interpreta o policial bom", disse Filho.

Para ele, "o Lázaro [Ramos] fez o papel muito bem. Ele acaba virando o mocinho do filme por sua própria persona, por ter muita empatia".

Durante a adaptação do livro, Daniel Filho também alterou algumas características do lendário inspetor Espinosa, protagonista de vários livros de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

"No livro, o protagonista não é negro. Nós modificamos para explicar o racismo estrutural em um país como o nosso, que acha que não é racista", disse Filho.

Espinosa é um personagem desafiador, por ser "tanto um policial, como um intelectual".

"Ele acaba ficando mal colocado na polícia, porque não dá cascudo nas pessoas, e na sociedade, por ser um policial", contou o diretor.

Apesar dos esforços do inspetor, é a secretária Rose, interpretada por Mayana Neiva, que é capaz de dominar o vilão do filme.

Medida Provisória

Daniel Filho também encabeça a equipe de produção de "Medida Provisória", filme dirigido por Lázaro Ramos que concorre ao prêmio principal do Festival Internacional de Moscou.

"A convivência com o Lázaro foi impressionante", disse Filho. "Em 'Medida Provisória' eu fui um produtor que mais aprendeu do que falou."

No enredo, o Brasil é liderado por um governo racista que adota uma medida provisória, segundo a qual a população negra do país deve ser deportada para a África.

Perseguida, a população negra precisa se organizar para comandar a resistência e defender o seu direito de ser parte de seu próprio país.

 "Mil nações moldaram minha cara/minha voz, eu uso para dizer o que se cala/meu país é meu lugar de fala", canta Elza Soares no filme "Medida Provisória".

O filme é baseado em uma peça de teatro, chamada "Namíbia, Não", do dramaturgo baiano Aldri Anunciação.

"Uma peça de teatro fascina a gente quando pode ser transformada em um bom filme", disse o produtor do filme, Daniel Filho.

O elenco também impressiona: Taís Araújo, Alfie Enoch, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Emicida e Luis Miranda são alguns nomes dessa equipe que, nos sets de filmagem, era "90% formada por pessoas negras", contou Filho.

"Todos nós que estamos envolvidos com o 'Medida Provisória' somos apaixonados pelo filme. Sabemos que nosso filho não é perfeito, mas ninguém tem filho perfeito", concluiu o produtor.

Nesta quarta-feira (7), o prêmio de melhor filme do Festival de Cinema do BRICS será anunciado. O Brasil concorre com os filmes "Silêncio da Chuva", de Daniel Filho, e "Aos Pedaços", de Ruy Guerra.

Nesta quinta-feira (8), será divulgado o vencedor da competição do Festival Internacional de Cinema de Moscou, no qual o filme "Medida Provisória", de Lázaro Ramos, concorre na categoria Melhor Filme.

Noticias:https://br.sputniknews.com/cultura/2020100716189931-lazaro-ramos-e-daniel-filho-dominam-participacao-brasileira-no-festival-de-cinema-do-brics-em-moscou/


Thursday, November 05, 2020

aos 74 anos Morre o veterano correspondente internacional Robert Fisk

 

Aos 74 anos Morre o veterano correspondente internacional Robert Fisk


Após sofrer um derrame na última sexta-feira (30) e ficar internado em um hospital, o jornalista britânico não resistiu e morreu aos 74 anos, em Dublin, na Irlanda.

De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, Fisk foi internado no hospital St Vincent’s em Dublin após se sentir mal na sexta-feira (30). Uma fonte da publicação Independent, onde o correspondente trabalhava, confirmou a morte do jornalista.

Nascido em Kent, no Reino Unido, em 1946, Fisk foi descrito pelo New York Times em 2005 como "provavelmente o mais famoso correspondente estrangeiro da Grã-Bretanha", e ganhou muitos prêmios ao longo de sua carreira por sua cobertura dos eventos no Oriente Médio, entre os quais se destacam o Orwell Prize e diversos British Press Awards. 

"Com sua morte, o mundo do jornalismo e dos comentários informados sobre o Oriente Médio perdeu um de seus melhores comentaristas." Comunicado do presidente Higgins [da Irlanda] sobre a morte de Robert Fisk.

Após começar sua carreira no Sunday Express, Fisk foi para o Times, onde se tornou correspondente em Belfast entre 1972 e 1975, durante o auge dos conflitos na Irlanda do Norte.

No ano seguinte, Fisk se mudou para Beirute, onde começou sua carreira como correspondente no Oriente Médio, cobrindo a Guerra Civil do Líbano, a Revolução Iraniana, a Guerra Irã-Iraque e a invasão soviética do Afeganistão.

Em 1986, Fisk se juntou ao Independent, onde seguiu como correspondente na região até os dias atuais, participando da cobertura da invasão do Kuwait por Saddam Hussein e dos últimos acontecimentos na Síria, além de trabalhar nas guerras da Bósnia e do Kosovo, na antiga Iugoslávia.

Fluente em árabe, Fisk foi um dos poucos jornalistas ocidentais que conseguiu entrevistar o antigo líder da Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em diversos países), Osama bin Laden, em mais de uma oportunidade durante os anos 1990.

Além de seus feitos como correspondente, Fisk ficou conhecido por suas críticas aos Estados Unidos, e foi duramente confrontado após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando resolveu questionar o que teria motivado os responsáveis pelos ataques.

 

Monday, August 10, 2020

Cursos de qualificação profissional têm alta demanda na pandemia

 

Senai registrou mais de 1 milhão de matrículas em plataforma online

A procura por cursos de educação a distância tem aumentado durante a pandemia e superado as expectativas de quem atua na área. Com vagas abertas e gratuitas em cursos online de qualificação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) bateu a marca de 1 milhão de matrículas realizadas desde o início da pandemia, há quase cinco meses.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1313181&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1313181&o=node

"Desde março, a gente se preocupou muito em oferecer cursos para ocupar a mente das pessoas e aproveitar essa oportunidade para requalificação. Ao todo, lançamos 23 cursos gratuitos. Nossa meta era de 100 mil matrículas, mas atingimos mais de 1 milhão", afirma Felipe Morgado, gerente executivo de Educação Profissional do Senai Nacional. Os cursos oferecidos têm duração média de 14 horas e são autoinstrucionais. Além de videoaulas, os estudantes contam com material didático em formato digital, realizam atividades, incluindo resolução de problemas, e precisam passar por uma avaliação para receber o certificado de conclusão. "São cursos estruturados e preparados para desenvolver competências nas pessoas", acrescenta Morgado.

O Senai lançou um ranking das 10 capacitações gratuitas mais procuradas da entidade (veja lista abaixo). No topo da lista, o curso de segurança do trabalho foi procurado por mais de 120 mil pessoas. "O tema de saúde e segurança no trabalho, com a pandemia, ganhou muito mais atenção das pessoas, principalmente de profissionais que voltaram aos seus postos de trabalho", diz o gerente executivo do Senai. O curso de finanças pessoais também fez sucesso, com pouco mais de 96 mil matrículas. De novo, segundo Felipe Morgado, o cenário de instabilidade econômica causada pela pandemia ajuda a explicar o interesse. "Muitas pessoas estão perdendo o emprego e precisam repensar a organização de suas finanças". 

Os cursos na área de tecnologia da informação e indústria 4.0 também estão entre os destaques do Senai. Na avaliação do gerente executivo de Educação Profissional da entidade, a transformação tecnológica tem obrigado os trabalhadores e se manterem em permanente atualização. "Com a digitalização das empresas, precisamos digitalizar os trabalhadores da indústria também". 

Para ter acesso aos cursos e às vagas, basta acessar a plataforma Mundo Senai, preencher um cadastro simples e começar a qualificação. O tempo de realização do curso pelo trabalhador é flexível, além de ser 100% online. A plataforma também oferece outros serviços, como orientação profissional e oferta de vagas de trabalho.

 

Veja a ista dos 10 cursos do Senai mais procurados durante a pandemia:

1º - Segurança do Trabalho: 120.487 matrículas

Sensibiliza os participantes para as questões básicas da prevenção de acidentes e segurança do trabalho, de forma a criar uma mentalidade de prevenção. Duração: 14 horas

2º - Finanças pessoais: 96.374 matrículas

Mostra aos participantes a importância do equilíbrio financeiro, a fim de obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação. Duração: 14 horas

3º - Tecnologia da Informação e Comunicação: 84.843 matrículas

Apresenta os principais temas relacionados à infraestrutura de TI, serviços de redes, software, hardware, normas e padrões técnicos. Duração: 14 horas

4º - Noções Básicas de Mecânica Automotiva: 73.513 matrículas

Mostra os principais componentes e como funcionam os automóveis, as forças físicas envolvidas e os mecanismos por trás do funcionamento. Duração: 14 horas

5º - Desvendando a Indústria 4.0: 68.167 matrículas

Apresenta a Indústria 4.0, propiciando ao aluno a introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam essa indústria. Duração: 20 horas

6º - Fundamentos de Logística: 62.757 matrículas

Mostra o que é necessário para administrar o patrimônio e os recursos de uma empresa, conhecendo a história, os principais conceitos e definições da área. Duração: 14 horas.

7º - Lógica de Programação: 59.405 matrículas

Ensina os conceitos básicos sobre lógica de programação, tipos de dados, estruturas de controle e repetição e exemplos do uso de variáveis homogêneas e heterogêneas. Duração: 14 horas

8º - Educação ambiental: 49.859 matrículas

Busca conscientizar os participantes sobre questões básicas da educação ambiental, de forma a criar uma mentalidade prevencionista com relação ao meio ambiente. Duração: 14 horas

9º - Metrologia: 46.954 matrículas

Proporciona o conhecimento básico necessário à aplicação e interpretação das medidas na área da mecânica. Objetivo é explorar os principais temas relacionados à metrologia, desde os instrumentos mais básicos, como as réguas, até os de maior grau de precisão. Duração: 14 horas.

10º - Empreendedorismo: 45.833 matrículas

Oferece conhecimentos sobre o ato de criação de novos empreendimentos nos mais diversos setores. Duração: 14 horas.

 

Wednesday, July 29, 2020

Inscrição Encceja 2020 - Segundo informações do INEP, a prova do ENCCEJA este ano será em Dezembro

Em face aos diversos eventos ocorridos em 2020, sendo o principal deles a pandemia causada pelo novo Coronavírus, trouxe impactos diretos no calendário mundial e no Brasil não foi diferente. O governo brasileiro oferece todos os anos uma oportunidade para as pessoas concluírem seus estudos, obtendo o Certificado do Ensino Fundamental e Médio, através das Prova do ENCCEJA, este ano a inscrição do ENCCEJA 2020 foi adiada para Dezembro, mas as inscrições serão anunciadas a qualquer momento.


           


Diante dessa oportunidade de sair do anonimato educacional, as pessoas estão aproveitando o isolamento social para fazer diversas atividades que antes não tinham tempo, dessa forma, preparar-se para provas é uma delas. Com o adiamento da Prova do ENCCEJA as pessoas estão tendo mais tempo para se prepararem para o Exame e isso traz maior segurança para enfrentar esta prova, tão importante na vida daqueles que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade certa.


Uma luz no fim do túnel

Apesar de obtermos um significativo avanço em áreas como tecnologia agrícola e no combate à mortalidade infantil em regiões carentes, a educação continua sendo o "calcanhar de Aquiles" do país, despontando como causa fundamental do atraso econômico e social no Brasil.


E, neste momento de pandemia e isolamento social, necessário para que todos se protejam deste vírus que vem devastando o mundo todo, novas alternativas para estudar estão a todo vapor no mercado digital (a internet), a utilização de computadores, celulares, tablets e variados meios para obtenção do conhecimento, permitem que pessoas estudem de casa ou de onde estiverem, garantindo assim a inscrição no ENCCEJA 2020 sem quaisquer impedimentos.

Para isso, o COMPROMISSO SISTEMA DE ENSINO traz à tona uma opção simples e fácil para as pessoas estudarem para a prova do ENCCEJA, através de um computador, tablet ou celular, é possível acessar o curso, totalmente voltado para as pessoas que não concluíram seus estudos e que irá este ano, participar da oportunidade de mudar suas histórias através da Prova do ENCCEJA 2020.

"Estamos divulgando para as pessoas que existe uma opção para que mudem suas histórias: é uma forma objetiva que trará como resultado uma nova etapa de vida, pois não é fácil bater na porta de uma empresa e não ser contratado por não ter o Certificado do Ensino Médio. Por este motivo estamos empenhados em divulgar a prova do ENCCEJA e ajudar estas pessoas a se prepararem para o exame", diz Hélio Fernando, Professor e idealizador do Curso Compromisso ENCCEJA.


ENCCEJA 2020 - Como se inscrever

O presidente do INEP Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa realizada no início de Julho deste ano, afirmou que a PROVA DO ENCCEJA 2020 vai acontecer em Dezembro, o edital da Prova com todos os detalhes está sem data prevista, mas Lopes já sinalizou que este ano haverá o ENCCEJA.

Para fazer a inscrição no ENCCEJA 2020, basta acessar a página do participante no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja) durante o período de inscrições (que será divulgado em breve), informar o número do CPF, documento de identidade (RG) e um endereço de e-mail válido. Cabe ressaltar que é preciso, no momento da inscrição para o ENCCEJA 2020, selecionar qual o tipo de prova se deseja fazer: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Também é necessário selecionar quais áreas deseja fazer, isso porque, aqueles que têm declaração de proficiência parcial em algumas áreas, não precisam repetir a prova, logo, quem não possui essa declaração deve marcar todas as alternativas.


Apoio especializado para ser bem-sucedido na Prova do ENCCEJA 2020

O COMPROMISSO SISTEMA DE ENSINO é uma instituição com vasta experiência em Cursos preparatórios para provas e este ano vem apresentar um curso totalmente online e desenhado para ajudar as pessoas que vão se inscrever na Prova do ENCCEJA 2020. Ao longo de mais de 30 anos, a instituição já aprovou mais de 90% de seu alunado, proporcionando a chance de melhorarem suas vidas através do estudo.


Referência:

https://compromissovestibulares.com.br/ 

https://www.compromissoencceja.com.br/

https://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja 

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/compromisso.se/

Facebook: https://www.facebook.com/compromissose 

https://api.dino.com.br/v2/news/tr/242412?partnerId=1368

Website: http://www.compromissoencceja.com.br